a fazenda

Nós somos produtores de cafés especiais. Nós acordamos todos os dias, e algumas noites, pensando em como podemos melhorar a fazenda e nossos cafés. Na verdade, nós geralmente sonhamos com isso também!

 

A Terra Alta nasceu em 2010 e foi implementada do zero combinando tecnologia e respeito ao meio ambiente. Desde nosso primeira colheita em 2013 nós recebemos diversos prêmios de qualidade, incluindo primeiro lugar no Prêmio Ernesto Illy de Qualidade para Espresso. Nós ficamos orgulhosos de ter entre nossos parceiros alguns dos melhores torrefadores na Europa e Estados Unidos.

Nós somos certificados pela UTZ e trabalhamos constantemente para melhorar nossa eficiência operacional e ter impacto positivo no meio ambiente do nosso entorno. Alguns exemplos de tecnologias que adotamos são: sistema de nutri-irrigação com mangueiras enterradas que reduz desperdício de água e fertilizantes; manejo de mato que reduz uso de herbicidas; e pulverização eletrostática que já nos permitiu reduzir em 15% o uso de defensivos. Cerca de 30% da área da fazenda é destinada à conservação ambiental, onde mantemos programas de reflorestamento e conservação da fauna, 

 

A fazenda fica na região do Cerrado Mineiro, na cidade de Ibiá. A plantação tem 21o ha em um altitude que vai de 950 a 1.020 m. Nossa produção média anual é de 10.000 sacos.

missão

Inovar na produção de cafés de qualidade, beneficiando o ambiente e a comunidade.

valores

nós produzimos cafés especiais.

O que nos motiva é produzir cafés com alta qualidade de bebida e com características singulares do cerrado mineiro e da fazenda.

Nós acreditamos que inovação – criação de novas tecnologias e processos – é essencial para produzir cafés de qualidade, com custo viável e impacto positivo no ambiente e na comunidade.

Nós consideramos que uso eficiente da terra também é respeito ao meio ambiente, por isso buscamos formas responsáveis de aumentar a produtividade. Nós escolhemos fertilizantes e defensivos de baixo impacto, buscamos formas de reduzir a quantidade utilizada e proter a flora, fauna e os recursos hídricos.

Nós buscamos as melhores pessoas para fazer parte da nossa equipe – não basta ser bom profissional, queremos trabalhar sempre com pessoas éticas e de grande coração.

fazenda
terra alta

Minas Gerais / Brasil

+55 11 9.9653-8517​

paulo@tacoffee.com.br

  • Facebook Icon
  • Instagram Icon
 
 
 
 

A Fazenda Terra Alta nasceu em 2010, quando nós - Paulo e Juliana - decidimos deixar nossas carreiras corporativas para plantar café.

Nós somos engenheiros elétricos da POLI e fizemos MBA na Universidade de Chicago. Após formados, seguimos carreiras executivas tradicionais - Paulo no mercado financeiro (Credit Suisse e fundos independentes) e Juliana em consultoria gerencial (McKinsey & Co.). Era muito interessante, mas faltava alguma coisa.... 
Montar a fazenda de café foi a chance de empreender juntos e construir algo de que tivéssemos orgulho. 

Nós compramos a terra em pasto para ter liberdade de formar a fazenda com a melhor tecnologia, com produtividade e respeito ao meio ambiente. Como não tínhamos experiência em café, procuramos conversar com as melhores pessoas em cada área (plantio, irrigação, mecanização, pós-colheita e qualidade) e formar uma equipe de ponta na fazenda. Hoje temos uma equipe muito forte - com muita experiência em café e muita paciência para cuidar de todos os detalhes que tornam o café especial.  

 

Nosso primeiro plantio foi em janeiro de 2011 e nossa primeira colheita em 2013. Desde lá, foram longos dias de trabalho - pois no café sempre há o que melhorar - mas valeu a pena! Nós somos muito agradecidos por todo o suporte e ajuda que tivemos - a comunidade do café é formada por pessoas incríveis! Também estamos muito orgulhosos de nossos cafés que, além de terem recebido prêmios de qualidade, estão sendo muito bem recebidos por torrefadores ao redor do mundo.

Paulo, Juliana e família na Fazenda Terra Alta
Microlotes
direct trade
nossos cafés

Durante a colheita nós procuramos por lotes únicos, de bebida excepcional. Eles podem vir de nossos campos experimentais, de novos processos ou de momentos que a natureza nos dá condições perfeitas de maturação e seca.

Esses lotes são separados e descansam um tempo maior para atingirem seu ápice.

Nós trabalhamos duro para produzir os melhores cafés e procuramos pelos melhores torrefadores para cuidar dos nossos lotes! Nós acreditamos que a proximidade e a troca de informação com torrefadores é a melhor forma de continuarmos a melhorar nossos cafés.

Nós estamos preparados para exportar diretamente e, para os Estados Unidos, nós também fazemos o processo de importação e entrega do café no armazém ou no endereço do cliente.

Sempre é um prazer quando podemos colocar nossos cafés com os torrefadores aqui no Brasil. Por favor, entre em contato para saber mais detalhes.

Nós produzimos café natural e despolpado (honey). Todo o café passa pelos terreiros suspensos, onde testamos diversos tipos de fermentação e deixamos o café secar bem devagar. Nós sempre procuramos melhorar nossos processos para produzir um café de qualidade e personalidade - nosso objetivo é produzir um café que incorpore as melhores características do Cerrado, da nossa micro-região e da fazenda. Nossos cafés tem acidez pronunciada, corpo denso a médio e notas de frutas que seguem as tradicionais de chocolate, caramelo e castanhas típicas do Cerrado.

As principais variedades que trabalhamos são IAC-125 RN e Catuaí 62. Também temos pequenas áreas de Caturra Amarelo, Obatã Amarelo, Catiguá MG2 e Paraíso. O IAC-125 é uma variedade relativamente nova, que se adaptou muito bem à fazenda e ao nosso processo de pós-colheita. Sua grande quantidade de mucilagem dificulta o manuseio no pós colheita, mas propicia um ótimo substrato para fermentação nos terreiros suspensos. O resultado é uma bebida limpa, muito doce e com acidez marcante.

Ao saírem da fazenda, nossos cafés são preparados em armazéns certificados. Todos nossos lotes são acondicionados em embalagem de alta barreira (sacas de 60 ou 30 kg) que foram desenvolvidas para manter o café fresco por mais de um ano.

sobre nós

paulo

&

juliana

fazenda terra alta